sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Variedades Linguísticas - Gírias e Chavões



gíria é uma das variedades que uma língua pode apresentar. Quase sempre é criada por um grupo social, como os dos fãs de rap. de heavy metal, o dos praticantes de jiu-jitsu e de capoeira, etc. Quando ligada a profissões, a gíria é chamada de jargão. É o caso do jargão dos jornalistas, dos médicos, dos dentistas e outras profissões.

Proposta:
Em grupos de 4 alunos, elabore um pequeno diálogo teatral entre pessoas utilizando gírias de um grupo social qualquer, tais como:

1. rappers – tá ligado, mina, mano, x9, gogó, rolé, zoar, bolado;
2. internautas – download, hacker, navegar, pc, deletar, fake, caiu, noob;
3. sertanejos (rodeios) – cumpá, escorpião no bolso, chique até, siiiguuura, moiá as palavras, paraguaio, peão macaco-velho;
4. patricinhas – babado, chocar, “hi”, look, miga, more, na night, passado;
5. lutadores de jiu-jtsu – amarelão, cheio de marra, casca grossa, tomar toco, levantar uns pesos;
6. roqueiros – demorou, animal, porradão, cabuloso, sinistro, só lamento, tá show;
7. jogadores de futebol – maria chuteira, ir pro chuveiro, banheira, chocolate, “de letra”, dar o sangue, frango, galera;
8. surfistas – amarradão, arrebentar, brother, casca grossa, kaô, marola, me quebrei, tá show;
9. emos – Xaudade, miguxa, fofo, moxa, moxo, tudi bein cum vuxê, bacaneer, nuss;
10. funkeiro – bolado, bonde, buzum, caô, chapa quente, cumpadi, Falou, já é, maneiro, rolé.

Ao final da aula, cada grupo apresentou os diálogos contendo gírias diante da turma.


Chavões são palavras ou expressões comuns que são designam algo. pode ser tbm clichês... por exemplo, frase feitas e provérbios, são usadas para figurar situações do dia-a-dia...

"São expressões ou situações que se tornaram vazias de sentido ou se trivializaram, por força de terem sido demasiadamente repetidas. Ainda se consideram clichês as situações dramáticas ou romanescas estereotipadas, como o final feliz de certas narrativas românticas ou o triângulo amoroso."

São coisas também que são previsíveis.. Por exemplo o final das novelas, são sempre muito clichês!... nada original e surpreendente... coisa que vemos em outras novelas ou filmes...

- Cair na boca do povo
- Não é brinquedo não
- Bater de frente


Textos com chavões e clichês

Para não perder o fio da meada falarei a respeito do teatro. Este teve sua origem no século VI a.C , na Grécia, surgindo das festas dionisíacas realizadas em homenagem ao deus Dionísio. O teatro grego, que conhecemos hoje em dia, surgiu quando um dos integrantes dessa festa vestiu uma mascara humana e fingiu ser Dionísio. Ele tentou transformar o que era verdade em faz-de-conta e fez com que esse fosse o marco da dramatização.,




O cinema teve seu inicio nos anos 30, na época da brilhantina, mais conhecida como anos dourados, nos Estados Unidos, e tornou-se uma usina de ideias na historia da dramaturgia, pois tomou conta de almas criadoras e tornou Hollywood o berço do cinema mundial.
Nos anos 50, a imagem 3D chega aos cinemas, mas para não perder o sucesso devido à chegada da televisão, foi criada uma visão panorâmica, que funcionava como umprojetor de 35 mm.
Os clássicos hollywoodianos enfim catapultaram nas paradas de sucesso com “cantando na chuva”, em 1952. A partir da década de 70 as produções começaram ser de ponta, com o intuito de penetrar as mentes e os corações dos espectadores.Em 1980 os Estados Unidos tornou-se indiscutivelmente uma indústria cinematográfica. Com a ajuda de grandes investidores, os filmes blockbusters lideraram os possíveis lucros esperados e fizeram grandes filmes, como “Rambo”, virarem campeões debilheteria.
As produções passaram a ter repercussões incríveis, foi então que em 1990 surgiram as primeiras indústrias independentes e foram elas que contribuíram com a fortuna incalculável que o cinema gera até hoje.
Como todos os tipos de indústrias, o cinema também passou por altos e baixos e teve que aprimorar diversas técnicas para que continuasse no topo do entretenimento, passando desde filmes fictícios até educativos.
Essas produções, nos dias de hoje, são altamente tecnológicas, tendo em vista que,modificam-se a cada dia em todo lugar do planeta.

A história da televisão não possui um inventor exato, pois diversos cientistas contribuíram com que a mesma tomasse tamanha repercussão no meio tecnológico.
Apesar de o experimento percorrer os quatro cantos do mundo, foi a partir do fim do século XIX que a imagem começou a criar vida,evoluindo desde a célulafotoelétrica, até a primeira transmissão de 1928 em Nova York, a qual possuía um disco giratório mecânico que produzia uma imagem do tamanho de um selo postal.
O caminho da televisão já estava trilhado. E foi na Alemanha,em 1935, a primeira maior transmissão televisionada da historia: as olimpíadas de Berlim. Enfim, a televisão passou a entrar em um efeito dominó, pois cada invenção levava a outra invenção e, finalmente, devido aos avanços econômicos posteriores à segunda guerra mundial, a ideiade transmitir imagens que parecessem reais (em cores), veio à tona.
Nos anos 50, surgiam às primeiras emissoras da TV brasileira, como a TV Tupi, que transmitia os famosos “ sitio do pica-pau amarelo” e “ TV Vanguarda”, a TV Paulista e a TV Record (imbatível nas transmissões esportivas), entre outras. Em 1965 Roberto Marinho fez por merecer e criou a TV Globo de transmissão, considerada hoje líder de audiência.
grande marco da transmissão televisionada dos anos 60 foi à chegada do homem a lua, podendo ser assistida via satélite por diversos países do mundo.
A copa do mundo de 1970 veio como forma experimental da televisão a cores no Brasil e inundou o coração dos brasileiros de felicidade. Mas foi na década de 80, no fim dos regimes totalitários, que fez com que a censura da televisão acabasse.
Devido ao fato de que a tecnologia vem crescendo no decorrer dos anos, a televisão acompanha cada mudança de tendência e para não ficar para trás, o século XXI trouxe consigo a mais nova televisão HD ( “high definition”) já descoberta



Internet foi de importante auxilio ao exercito em época de Guerra fria, pois evitou com que os planos americanos entrassem pelo cano, alem de fazer com que o meio de comunicação se tornasse mais eficaz em caso de destruição dos meios convencionais.
Em 1990 essa avançada tecnologia percorreu o mundo e ultrapassou fronteiras. Neste ano o engenheiro TimBenees-Lee descobriu a tecnologia WorldWide Web, a qual facilitou a criação de sites e fez com que a internet tivesse, a partir daí, um incrível crescimento.
A invenção virou febre entre crianças, adolescente e adulta e, a cada dia que passa há maiores evoluções nos novos meios de se utilizá-la, mas nem tudo são flores, porque assim como todos sabem, na natureza nada se cria, tudo se copia, ou seja, hoje em dia as técnicas de entretenimento e comunicação tornaram-se caixinhas de surpresas e, devido a isto, não podemos prever qual será o próximo salto em busca de novos avanços.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário