quinta-feira, 8 de novembro de 2012

20 de Novembro - Consciência? Negra!

Porque um dia da consciência negra se vivemos em plena democracia e igualdade entre homens e mulheres, independente de sua cor e raça?

Pois é, em teoria isso é fato, mas na prática, sabemos que não é assim. A distância, através das desigualdades sociais e econômicas que aparecem através da discriminação e do preconceito com relação a pessoa de pele preta, ainda são alarmantes em nosso país. Por isso, um dia para o resgaste histórico da formação do povo brasileiro e também refletir sobre esta realidade e construir caminhos para que possamos caminhar enquanto povo e nação.


O dia da Consciência Negra é um dia dedicado à reflexão histórica e seus desdobramentos nos dias de hoje sobre a realidade social do negro, que em pleno século XXI ainda carece da reivindicação política como um direito ao reconhecimento e aceitação dos seus valores étnicos, culturais, históricos que a sociedade acaba por desconhecimento ou ignorância ( no sentido de ignorar mesmo) nos alijando do direito à participação justa e igualitária.


Esta data foi escolhida em relevância a morte do líder Zumbi dos Palmares, em 20 de novembro de 1695. Historicamente a luta pela inclusão e respeito que Zumbi levantou à favor da população daquela época é muito parecida pela luta de inclusão, respeito e reconhecimento que se tem hoje em favor da população negra.

Zumbi foi um líder escravo, alagoano e aculturado* pelo poder colonial, se tornou conhecido pela sua destreza e astúcia na luta pela defesa dos direitos da população escrava. Teve suas  habilidades reconhecidas pelo poder colonial que tentou afirmar ideologicamente sua cultura à Zumbi, fazendo-o negar suas origens. O Quilombo dos Palmares foi local de refúgio estratégico(ainda existente em Pernambuco) de escravos fugitivos que negavam a opressão colonial à escravidão. Zumbi se tornou o representante na defesa desta causa, sendo morto em combate em 1665 pela tentativa de igualdade entre os povos (escravos e colonos).

Portanto, o Dia da Consciência Negra foi criado no intuito de refletir e estimular a consciência denegros e não-negros de que as diferenças pela cor da pele e os valores culturas que cada povo carrega consigo são partes integrantes e imprescindíveis à formação do povo brasileiro formado por homens e mulheres.  Não há ninguém maior e nem melhor num contexto democrático e de igualdade: "Somos todos iguais perante a lei". O que nos diferenciam são às questões sociais e econômicas e que hoje tais desigualdades precisam ser reparadas de alguma forma.

 Como a realidade é bem diferente, onde o preconceito e a discriminação ainda precisam ter força da lei para coibir atos de racismos,seja por parte das pessoas ou de instituições, este dia tem real importância para fortalecer os diálogos e quebrar cadeias que separam e dividem as pessoas por sua cor da pele e condição social. Somos povo único, formado por muitos povos e culturas. Somos cidadãos livres com direito à expressão, valorização e aceitação da nossa cultura nos mais variados aspectos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário