Atividades de Emergência

      Há dois tipos de atividades de emergência em meu ponto de vista: aquelas que servem para reforçar conteúdos de alunos com dificuldades de aprendizagem e aquelas que nos salvam quando não temos mais o que fazer com os alunos excelentes, que acabam sempre antes de todo mundo.
     Eu tive uma colega de trabalho que costumava dizer que sabia o que fazer com os alunos com dificuldades, mas tinha sérios problemas com o restante da sala, pois era este restante que não deixava ela ficar com os alunos que precisavam.
      Bem, hoje estou publicando uma atividade de emergência para português e uma para matemáticas. Elas podem servir tanto para alunos excelentes que ficam ociosos quanto para alunos com dificuldades nas áreas tratadas. Ambas as atividades levam bastante tempo para concluir. Boa aula!
COLOCANDO ORDEM 1
OS NÚMEROS DESAPARECIDOS 1

Clube da Matemática – Armários Codificados

     Ontem postei a primeira atividade do Clube da Matemática, que traz a codificação dos nomes dos membros do clube. O desafio era descobrir os nomes por meio do código de relação letra/ símbolo. Códigos são bem usados na área de matemática e há pessoas que são especializadas nisso. Elas estudam a criptografia. É um modo de tornar a palavra ‘secreta’.
     Na postagem de hoje, estou disponibilizando a parte que mostra os armários do clube, que são codificados por números e operações matemáticas. Boa aula!
CLUBE DA MATEMATICA – ARMÁRIOS CODIFICADOS – ADIÇÃO SIMPLES
CLUBE DA MATEMATICA – ARMÁRIOS CODIFICADOS – ADIÇÃO COM REAGRUPAMENTO
CLUBE DA MATEMATICA – ARMÁRIOS CODIFICADOS – SUBTRAÇÃO SIMPLES
CLUBE DA MATEMATICA – ARMÁRIOS CODIFICADOS – SUBTRAÇÃO COM RESERVA
CLUBE DA MATEMATICA – ARMÁRIOS CODIFICADOS – MULTIPLICAÇÃO SIMPLES

Clube da Matemática

     A atividade que estou postando hoje faz parte de uma ideia bem simpática que tive exatamente nesta semana. Tenho a intenção de que seja a primeira de algumas, sendo que toda vez que você vir o título ‘Clube da Matemática’ nas postagens, fará parte da mesma série de atividades.
          
      Boa aula!

CLUBE DA MATEMATICA – ILUSTRES MEMBROS